Dicas de Cosplay! 1ª parte.

hao!!! Depois de séculos, estou postando por aqui!!!! xD

Bem, esse é um post especial, onde eu irei dar algumas dicas para iniciantes em cosplay. Resolvi ter essa idéia de tanto me perguntarem via msn como se faz, entre outros. Bem , aqui vão algumas das dicas, eu espero que gostem e que tirem proveito!!! O próximo post será a parte 2!!!! Vamos lá!

  • A escolha do personagem:

Ao mesmo tempo que é a parte mais simples é a mais complicada. Simples pelo fato de você poder começar com o personagem que mais se identifique ou outro que goste. Complicada, porque dependendo do char, pode te dar um senhor trabalho para fazer! Então, aqui vai uns conselhos:

* Escolha um personagem que goste, ou que se identifique, pois assim, você irá se animar mais para fazer o restante;

Exemplo, suponhamos que um rapaz adore o personagem Kim Kaphwan e queira fazer cosplay dele, mas os amigos acham ele mais parecido com o Andy Bogard… Porém tem um detalhe: o rapaz ODEIA o Andy. Ao fazer cosplay, com qual dos dois personagens ele iria se animar, Kim ou Andy?

*De preferência também a simplicidade da roupa, a não ser que você tenha grana para investir em um traje mais complicado.

O sonho de Fulaninha é fazer a personagem Luna da série Soul Calibur. Para quem não conhece, essa é a personagem:

Luna de Soul Calibur 3

Porém no momento Fulaninha não tem $$$ para bancar o cosplay. Mas, ela curte a Makoto/Lita de Sailor Moon e resolve fazer o uniforme dela, deixando Luna para o futuro.

*Existe problema se eu quiser fazer de outras mídias como filmes, comics, personagens de Senhor dos Anéis, Harry Potter, etc?

Não!!! Aliás, para quem não sabe, o cosplay foi inventado nos Estados Unidos, em convenções sobre ficção científica. Ou seja, se quer fazer o Batman, o Frodo, Severus Snape, Princesa Léia, e por aí vai, sem problemas. Mas se for para participar dos concursos, preste atenção nas regras, para ver se aceitam personagens de qualquer mídia.

*Seja original. Enche o saco ver trocentos personagens iguais.

Um exemplo curto e grosso. Beltrano é fã de Death Note, e adora o L. E quer fazer cosplay do L. Nada contra, mas quando vou num evento de anime, o que eu mais vejos são L’s e outros personagens de Death Note. Por mais que você goste de um char, pesquise para saber se não é  a modinha de cosplay no momento. Mas se, mesmo assim quiser faze-lo, faça uma pesquisa para saber se ele tem outros trajes. Um bom exemplo que dou é de uma cosplayer paulista que no auje da febre Bleach fez todas as roupas da Matsumoto. Ela foi original, porque saiu da mesmice. Não fez a Matsumoto apenas com a roupa de shinigami. E isso, de certa forma, conta para o público, pois, quando conhecem o perasonagem, ficam surpresos ao ve-lo com outra roupa. Digo isso por experiência própria, quando me apresentei de Chun Li, com a segunda roupa do SF IV.

*E se o meu personagem for desconhecido do grande público?

Serge e ao fundo Erica, de Virus Buster Serge

Não há nenhum problema nisso. Se você quiser fazer Serge de Virus Buster Serge vá em frente. Só não espere que acertem de primeira o seu personagem!!!! xD Quando fiz a Karen, personagem da Elite dos 4 de Pokémon Gold / Silver apenas uma pessoa acertou quem era. O restante pensava que eu era a Agatha ou a Cynthia, ambas personagens da Elite dos 4 de continentes distintos. Neste caso, principalmente, se for para participar de concursos, leve uma foto com um resumo sobre o seu personagem e sua personalidade, para facilitar o julgamento. Porém, caso você resolva fazer um personagem de uma fan fic ou fanzine, não há problemas, mas tenha em mente que você não poderá participar dos concursos.

*E se eu não me parecer fisicamente com o personagem??

Sailors Musculosas

Essa é uma grande questão que envolve os cosplayers. Nos concursos, o julgamente é feito em cima das vestimentas e da interpretação. Quanto mais fiel melhor!!! E com uma boa caracterização, você poderá ficar idêntico ao personagem, mesmo não parecendo em nada com ele no seu “normal”. No que se refere a questão do porte físico, isso não conta para os jurados dos concursos, mas,  interfere muito no público, que pode te elogiar ou crucificar. Porém, nada te impede de fazer um cosplay maravilhoso, mesmo não combinando muito com o porte físico dos personagens. Um bom exemplo que dou é a cosplayer Renata Eternal, que faz a Sailor Moon no RJ. A menina mesmo sendo gordinha, arrebenta nos cosplays de Sailor Moon, ao ponto de cosplayers japonesas irem elogiá-la no Curecos. Mas, as dicas que eu posso te dar, é evite fazer personagem que exponham demais o seu corpo caso esteje fora de forma ou magro demais. Entre fazer um He-Man, que é um cara ultra-mega-bombado e um Tuxedo Mask, por exemplo, fique com o segundo. E no caso de pessoas negras ou morenas fazendo personagens “branquelos”, invista na vestimenta e na interpretação. Até hoje, uma das melhores cosplayers de Chun Li que eu vi foi uma menina negra. E óbvio, o público, assim como no caso das pessoas “fora de forma”, pode crucificar ou não. Tanto que eu vejo muitos cosplayers morenos ou negros, procurando personagens de cor, para evitar certas piadinhas. Então, o segredo, como falei, é investir na caracterização e interpretação. Capriche. E caso venham com piadinhas, tenha em mente que você fez o melhor de si.

*E se eu quiser fazer “crosplay” – cosplay de personagem do sexo oposto?

Aí depende… Indico mais para as meninas, já que muitos personagens tem “cara de bebê” e outros são puramente andróginos… Sem falar os chars crianças. Mas há ressalvas. Ficaria estranho, por exemplo, uma garota querer fazer “crosplay” do Big Bear de Fatal Fury… Creio que certos personagens não seriam indicados para se fazer “crosplay”, a não ser que a garota faça para zuar. No caso dos rapazes, fica mais legal aqueles que possuem uma carinha de pirralho ou que possuam uma beleza meio andrógina. Se você não se encaixa nisso, serei sincera, prepare-se para ouvir críticas bem negativas. A não ser que façam para zuar. E assim como as meninas, também saiba escolher a personagem. E se for para fazer meninas de saia, não esqueça de depilar as pernas… xD

Bem, espero que tenham gostado!!! No próximo post irei falar sobre a confecção dos trajes. Até a próxima!!!!!!!!!! ^^

Continue lendo sobre dicas de cosplay:

Dicas de Cosplay! 2ª parte.

Dicas de Cosplay! 3ª parte!!!

Dicas de Cosplay! 4ª parte!!

Dicas de Cosplay! 5ª parte!!

Sobre biachunli

Uma menina que adora Street Fighter e é cosplayer nas horas vagas!!!!^^

Publicado em dezembro 18, 2009, em Dicas de Cosplay e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: