O que é cosplay?

Trippy, cosplayer escocesa, como U.V Nights. Criação original, imaginando como seria o personagem do jogo Nights em sua versão maligna.

A palavra cosplay é a mistura das palavras costume e play, que significam respectivamente em inglês “traje” e “brincar”. Numa tradução livre, pode ser “representação de personagem a caráter”.

Uma cosplayer japonesa como Iori Yoshizuki de I"s

O cosplay não é nenhum monstro ou bicho de sete cabeças, como a mídia, negativamente, divulgou no passado. É um grande teatro, onde pessoas imitam um determinado personagem, se vestindo como ele e falando como ele. Vai me dizer que nunca viu isso no teatro, TV ou cinema? Ou tu achas que realmente que a Emma Watson é um bruxa que fica fazendo feitiços e que Robert Pattinson é um vampiro purpurinado cheio de não-me-toque e machista?

O cosplay, para desgosto dos otakus xiitas e retardados que afirmam que cosplay bom é apenas no Japão e que foi lá onde tudo começou, não é de origem japonesa, e sim americana com as convenções de ficção científica.

O primeiro exemplo moderno da prática, ocorreu na 1ª World Science Fiction Convention, conhecida também como  Worldcon, em New York, em 1939, quando um jovem Forrest J. Ackerman, de 22 anos  e sua amiga Myrtle R. Douglas compareceram ao evento vestindo fantasias, sendo os únicos trajados a caráter, num total de 185 pessoas que compareceram.

Com o passar do tempo, a prática cresceu e assim surgiu os masquerades, que eram concursos que não se limitavam a apenas exibir as fantaisas, e sim ao cosplayer fazer uma apresentação criativa que entretinha o público. Esse hobby ficou conhecido, a princípio pelo termo costuming ou fan costuming e era restrito às convenções de ficção científica na América do Norte, durante vários anos.

Na década de 1980, tudo mudou. Nobuyuki Takahashi, do estúdio japonês Studio Hard, visitou a Worldcon daquele ano e ficou impressionado com o masquerade e terminou publicando sobre isso frequentemente em várias revistas japonesas de ficção científica. Com isso, ele acavou criando e difundindo um novo termo, chamado Cosplay. O cosplay teve um grande sucesso no Japão, ao ponto de fazer sugir lojas especializadas no assunto e uma indústria tida voltada para essa área.E nessa mesma época surgia o primeiro grupo cosplay de animes, com os personagens de Urusei Yatsura.

"Truest Strike", cosplayer americano, vestido de Ryu com a roupa alternativa do SF IV

Com a explosão do anime e do mangá pelo mundo na década de 1990, o cosplay foi reintroduzido nos EUA, mas numa escala muito maior. Os americanos ainda seguem o modelo da Worldcon, com apresentações e incentivos a fantasias originais, enquanto que no Japão, a ênfase é dada mais na parte estética e evita-se fantasias originais. Outro detalhe peculiar, é que, enquanto no Japão o hobby é mais praticado entre mulheres jovens, nos EUA é praticado por pessoas de diversas idades e ambos os sexos.

Grupo Zaibatsu - Projeto Tekken

No Brasil, há relatos de cosplayers nas convenções de Jornadas nas Estrelas, na década de 1980, mas acredita-se que o cosplay chegou ao Brasil como hobby, na Mangácon, feita pela ABRADEMI em São Paulo em 1996, tendo maior presença na segunda edição, em 1997.

O cosplay no Brasil é uma mistura do modelo norte-americano, com as apresentações, com o japonês coma  ênfase na fidelidade, e a predominância de fantasias de personagens de mídias japonesas.

Para terminar, uma citação do artigo do Cosplay.net sobre cosplay (link para o artigo logo abaixo):

Para quem vê de fora, é comum imaginar o cosplay como uma diversão estranha, ou ver nos cosplayers gente que se veste como personagens para fugir à realidade. Longe disso porém, os cosplayers não confundem realidade com fantasia, e sabem onde e quando vestir seus cosplays. Trata-se de pessoas comuns, com seus empregos e estudos, mas que não se deixam levar pela rotina. Afinal, em alguns lugares, em alguns dias, por algumas horas, eles podem se transformar e fazer com que nossos heróis caminhem entre nós.

Referências:

Wikipédia

Cosplay.net

Cosplay Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: